Criada a Associação Portuguesa de Centros de Dados (PortugalDC) com o objetivo de desenvolver o setor no país

Criada a Associação Portuguesa de Centros de Dados (PortugalDC) com o objetivo de desenvolver o setor no país

Portugal juntou-se a um conjunto de países que já contam com uma associação de centros de dados.
A nível global, por trás de um grande conjunto de empresas de data centers estão associações representativas da indústria que reúnem profissionais, empresas e especialistas envolvidos no projeto, construção, operação e gestão de instalações de última geração. Estas associações apoiam o desenvolvimento da indústria e as respetivas partes interessadas, representando os seus interesses e preocupações.
A Associação Portuguesa de Centros de Dados (PortugalDC), criada no passado mês de Agosto, tem como principal foco fornecer uma visão clara sobre o atual ambiente de data centers em todo o país e como objetivos fomentar a inovação, melhorar a conectividade, promover o desenvolvimento sustentável, garantir a segurança dos dados e desenvolver talentos dentro da crescente infraestrutura digital do país.
O grupo inicial foi formado por Luís Duarte – Responsável de Gestão de Património na SIBS, Rita Lourenço – Responsável de Vendas de Critical Power para a Ibéria na Legrand Data Center Solutions, Jorge Mouta – Responsável de Infra-estruturas Críticas na SIBS, Tomás Fuzil – Responsável de Gestão Imobiliária na SIBS, Carlos Paulino – Diretor Executivo da Equinix Portugal e Fabíola Bordino ex-Responsável de Sustentabilidade, Marketing e Comunicação da Start Campus.
“Esta associação marca um marco significativo na infraestrutura digital do nosso país”, disse Fabíola Bordino. “Juntos, avançaremos na inovação, conectividade, energia, desenvolvimento sustentável, segurança de dados e talento. Sinto-me honrada por fazer parte desta grande associação e estar na vanguarda a moldar o futuro dos data centers em Portugal e na Europa.”

Benefícios das associações de centros de dados
As associações de centros de dados desempenham frequentemente um papel vital na promoção da colaboração, sustentabilidade e profissionalismo, bem como no avanço das práticas da indústria e na abordagem dos desafios enfrentados na indústria, incluindo a eficiência energética, a cibersegurança e as tecnologias emergentes.
Fornecendo uma plataforma para defesa e inovação, defendem as melhores práticas da indústria e influenciam a regulamentação e as melhores práticas com ideias que podem ser adotadas noutros lugares, moldando o futuro da indústria.

Outras geografias/países com associações de centros de dados
Associação Europeia de Centros de Dados
Associação Sueca da Indústria de Centros de Dados (SDIA)
Norsk Datasenter Industri/Indústria Norueguesa de Data Center
Associação Holandesa de Data Center (DDA)
Associação Alemã de Datacenters (GDA)
Associação Finlandesa de Data Center (FDCA)
Aliança de Centros de Dados (DCA)
Associação Italiana de Datacenters
Associação de Atores Africanos de Data Center (ADCA)
Aliança de Data Center da Ásia
Associação de Centros de Dados do Golfo: (GDCA)